Dimensões do letramento: compreendendo além das palavras 

Para entendermos sobre as dimensões do letramento, é preciso ter, primeiramente, compreensão sobre os conceitos de alfabetização e letramento.

Tendo esse entendimento, fica mais fácil aprofundar conhecimentos nas práticas pedagógicas voltadas ao letramento e à alfabetização de crianças, jovens e adultos. 

Além disso, entender os conceitos também facilita a escolha ou elaboração de atividades de alfabetização e letramento, que são fundamentais para o desenvolvimento infantil nas fases iniciais da educação regular. 

Por isso, vamos abordar este tema neste artigo. Acompanhe!

Qual a diferença entre alfabetização e letramento?

A alfabetização e o letramento são dois conceitos relacionados, mas que possuem diferenças significativas. Entenda:

Alfabetização

A alfabetização refere-se ao processo de aprendizagem do sistema alfabético de uma língua, ou seja, aprender as correspondências entre os sons da fala e os símbolos escritos. 

Ela envolve o ensino e a aprendizagem das habilidades básicas de decodificação e codificação, ou seja, reconhecer as letras, associá-las aos sons correspondentes e utilizar essas habilidades para ler e escrever palavras simples. 

A alfabetização geralmente ocorre nos anos iniciais da educação formal e é focada no desenvolvimento das habilidades de decodificação.

Letramento

O letramento vai além da simples decodificação das palavras e envolve o uso efetivo das habilidades de leitura e escrita para compreender, interpretar e se comunicar por meio do texto. 

É a capacidade de utilizar a leitura e a escrita de forma significativa e contextualizada em diferentes situações e práticas sociais.

Na educação infantil, o letramento é trabalhado por meio de atividades lúdicas, interativas e exploratórias, que estimulam o interesse e a curiosidade das crianças em relação à leitura e à escrita.

O letramento também é trabalhado na educação especial e inclusiva, dentro das abordagens das necessidades educacionais especiais de cada aluno. 

É importante salientar que há diversos tipos de letramento, como o letramento matemático, que direciona a aplicação de conceitos matemáticos a situações reais, o letramento digital, que refere-se à capacidade de utilizar efetivamente as tecnologias digitais, entre outros. 

Conheça as 4 dimensões do letramento

As quatro dimensões do letramento são conceitos-chave que ajudam a compreender a complexidade e a abrangência da habilidade de leitura e escrita. Essas dimensões são:

1. Dimensão linguística

Essa dimensão refere-se aos aspectos relacionados à língua em si. Envolve o conhecimento dos aspectos gramaticais, vocabulário, ortografia, fonologia e semântica. 

A dimensão linguística do letramento está relacionada à compreensão e ao uso correto da língua escrita.

2. Dimensão cognitiva

Essa dimensão diz respeito às habilidades mentais envolvidas no letramento. Inclui processos cognitivos, como a compreensão de textos, a interpretação de informações, a inferência de significados implícitos e a capacidade de raciocínio crítico. 

A dimensão cognitiva do letramento envolve a capacidade de pensar de forma analítica e de usar estratégias eficientes para compreender e produzir textos escritos.

3. Dimensão sociocultural

É a dimensão que reconhece que a prática da leitura e escrita não ocorre isoladamente, mas é influenciada pelo contexto social e cultural. Envolve a compreensão das normas, convenções e expectativas culturais em relação à linguagem escrita. 

O foco desta dimensão são as identidades sociais e a maneira com que grupos sociais utilizam o letramento em diferentes situações/comunidades/regiões em sua relação com o mundo. Podemos citar como exemplo da dimensão sociocultural as variações linguísticas.  

Das quatro dimensões do letramento, esta é a que normalmente não ocorre naturalmente, mas que deve ser inserida no planejamento de aula. 

4. Dimensão desenvolvimental

Essa dimensão se concentra no processo de aquisição e desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Reconhece que o letramento é um processo contínuo e progressivo, no qual os indivíduos constroem e aprimoram suas habilidades ao longo do tempo. 

A dimensão desenvolvimental do letramento leva em consideração as diferentes etapas de desenvolvimento, desde a alfabetização inicial até a proficiência avançada, e como as habilidades de leitura e escrita se desenvolvem em diferentes contextos e estágios da vida.

A importância do letramento na educação infantil

O letramento na educação infantil oferece oportunidades significativas para o desenvolvimento integral das crianças. É um processo que estimula o prazer pela linguagem escrita e estabelece as bases para uma vida escolar e social bem-sucedida.

Algumas razões que destacam a importância do letramento nessa etapa:

  • Desenvolvimento da linguagem: o letramento na educação infantil proporciona um ambiente rico em estímulos linguísticos, promovendo a ampliação do vocabulário, a compreensão oral, a expressão verbal e a construção de significados por meio da interação com diferentes textos escritos;
  • Estímulo à curiosidade e ao prazer pela leitura: ao expor as crianças a diferentes gêneros textuais e promover atividades lúdicas de leitura, o letramento desperta o interesse e a curiosidade pela leitura, criando um ambiente favorável para a formação de leitores ativos e motivados;
  • Ampliação do repertório cultural: o contato com livros, histórias, poemas e outros materiais escritos permite que as crianças explorem diferentes culturas, realidades e perspectivas, expandindo seu conhecimento e sua compreensão do mundo ao seu redor;
  • Preparação para a alfabetização: proporciona uma base sólida para a alfabetização formal. Ao trabalhar com atividades de pré-escrita, consciência fonológica, jogos com letras e palavras, as crianças adquirem habilidades e conhecimentos que facilitam o processo de aprendizagem da leitura e escrita.

3 dicas de atividades de alfabetização e letramento

As atividades de alfabetização e letramento desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem e na formação global das crianças. 

Elas também ajudam as crianças a desenvolverem a reflexão e a capacidade de se expressar, seja opinando ou apenas comentando sobre determinado assunto ou ponto de uma leitura, por exemplo. 

Conheça 3 atividades de alfabetização e letramento bastante utilizadas em sala de aula: 

1. Jogos de associação de letras e imagens

Este é um jogo em que as crianças têm que associar letras a imagens correspondentes. 

Por exemplo: são preparadas cartas com diferentes letras do alfabeto e uma série de figuras que começam com essas letras. As crianças devem fazer a correspondência correta entre as letras e as imagens, estimulando a associação entre a escrita e o significado.

2. Varal de letras

O varal de letras é uma atividade divertida e interativa que pode auxiliar no processo de alfabetização. É uma forma lúdica de trabalhar o reconhecimento e a associação das letras do alfabeto. 

Para isso, o professor deve preparar cartões ou folhas com as letras do alfabeto, uma letra em cada cartão e distribuir as letras aleatoriamente para as crianças ou organizá-las em uma pilha. 

As crianças devem encontrar a letra correspondente e pendurá-la no varal. Conforme as crianças forem ficando mais familiarizadas com as letras, é possível tornar o jogo um pouco mais desafiador, pedindo que elas identifiquem palavras que comecem com determinadas letras antes de pendurá-las.

O varal de letras pode ser adaptado de diversas maneiras, de acordo com a idade e o nível de conhecimento das crianças. É uma atividade divertida que promove a interação e a aprendizagem ativa, ajudando no desenvolvimento da consciência fonológica e no reconhecimento das letras do alfabeto.

3. Roda de leitura

A roda de leitura é uma atividade que promove a leitura compartilhada e a discussão de textos em grupo. É uma excelente maneira de estimular o letramento e o gosto pela leitura. 

O texto deve ser adequado para a faixa etária e os interesses das crianças. Pode ser um livro, um conto, um poema ou qualquer outro tipo de texto.

Após a leitura de cada trecho ou capítulo, o professor pode abrir espaço para discussão e incentivar as crianças a compartilharem suas impressões, opiniões e perguntas sobre o texto. Essa troca de ideias estimula a compreensão e a interpretação do conteúdo lido.

Ao final da roda de leitura, promova uma síntese do texto lido, resumindo os pontos principais e incentivando as crianças a refletirem sobre o que aprenderam ou descobriram com a leitura.

A roda de leitura proporciona um espaço de interação social, desenvolvimento da oralidade, compreensão de textos e ampliação do vocabulário. Além disso, fortalece o vínculo afetivo com a leitura e estimula a curiosidade e o prazer em explorar diferentes textos.

Este é um tema bem abrangente e que exige bastante dos profissionais da educação. Por isso entendemos que a especialização e formação continuada desses profissionais é fundamental para que eles consigam, cada vez mais, dar sua contribuição com práticas e fundamentos pedagógicos da alfabetização e do letramento. 

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