Alfabetização ou letramento: o que vem primeiro?

Alfabetização ou letramento? O que a criança aprende primeiro? Esses dois conceitos podem confundir, mas acontecem de formas diferentes na aprendizagem. É o que vamos ver aqui. 

Você já parou para pensar na diferença entre aprender a ler e escrever e realmente compreender o mundo ao seu redor por meio das palavras? É isso que a alfabetização e o letramento buscam explicar. São dois conceitos que trabalham juntos, mas cada um tem o seu papel único no processo de nos tornarmos bons leitores e escritores.

Alfabetização é como dar os primeiros passos na estrada das letras. É quando aprendemos o som de cada letra, como juntá-las para formar palavras e como colocá-las em ordem para criar frases. É o ponto de partida, como aprender a soletrar o nome pela primeira vez.

Já o letramento vai além. É quando começamos a entender o que essas palavras realmente significam. É ser capaz de ler um livro e entender a história, ou escrever uma carta para um amigo. O letramento nos dá as habilidades para compreender textos, interpretá-los e usá-los em diferentes situações da vida.

Que tal trabalharmos mais esses conceitos e entender  como acontece a alfabetização e letramento na educação infantil? Continue a leitura!

Alfabetização ou letramento: o que a criança aprende primeiro?

Não há como definir se é alfabetização ou letramento que ocorre primeiro, já que embora isso depende de diversos fatores, incluindo o contexto educacional, as práticas pedagógicas adotadas e as características individuais da criança. 

No entanto, tradicionalmente, a alfabetização costuma ser ensinada antes. Ela se concentra no aprendizado das habilidades básicas relacionadas à linguagem escrita, como reconhecer as letras do alfabeto, entender os sons que elas representam e combinar esses sons para formar palavras. Esse processo inicial é fundamental para que a criança possa decodificar e codificar textos escritos.

Já o letramento, embora seja uma etapa subsequente, frequentemente começa a se desenvolver concomitantemente com a alfabetização. 

O letramento envolve a compreensão e o uso da linguagem escrita em contextos diversos, indo além das habilidades básicas de leitura e escrita. Isso inclui a capacidade de interpretar textos, compreender sua função social e usá-los de forma significativa em diferentes situações do cotidiano.

Quais tipos de atividades são indicadas para trabalhar alfabetização e letramento na educação infantil?

Para a alfabetização e letramento na educação infantil é importante adotar atividades que promovam tanto um quanto o outro, considerando o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. 

Aqui estão alguns exemplos de atividades indicadas para trabalhar esses aspectos:

Caça às letras

A atividade de caça às letras é uma forma dinâmica e envolvente de trabalhar o reconhecimento das letras do alfabeto. Prepare cartelas contendo diferentes letras e esconda-as pela sala de aula ou em áreas ao ar livre. 

Então convide as crianças a procurarem as letras escondidas e, ao encontrá-las, estimule-as a identificar o nome e o som de cada letra. 

Essa atividade auxilia no reconhecimento das letras e na memorização do alfabeto, tornando o aprendizado mais interativo e divertido.

Bingo das letras

O bingo das letras é uma atividade divertida que promove a identificação e associação de letras. 

Para realizá-lo, confeccione cartelas contendo diferentes letras do alfabeto e sorteie as letras utilizando pequenos pedaços de papel ou cartões. 

As crianças devem marcar as letras sorteadas em suas cartelas até completarem uma linha ou coluna. Essa atividade estimula a atenção e o reconhecimento das letras de forma lúdica, tornando o aprendizado mais envolvente e motivador.

Formação de palavras com letras móveis

A formação de palavras com letras móveis é uma atividade prática e interativa que trabalha a consciência fonológica e a formação de palavras. 

Recorte letras de papelão, feltro ou EVA e disponibilize-as para as crianças. Apresente figuras ou objetos e convide as crianças a formarem as palavras correspondentes utilizando as letras móveis. 

Essa atividade estimula a associação entre sons e letras, promovendo o desenvolvimento da habilidade de leitura de forma criativa e participativa.

Jogo da memória de palavras e figuras

O jogo da memória de palavras e figuras é uma maneira divertida de desenvolver habilidades de leitura, memória e associação entre palavras e imagens. 

Crie pares de cartas contendo palavras e suas respectivas figuras e embaralhe-as viradas para baixo. As crianças devem virar duas cartas por vez, tentando encontrar os pares correspondentes de palavras e figuras. 

Essa atividade estimula o reconhecimento visual das palavras e a associação de suas representações gráficas, promovendo o aprendizado de forma lúdica e estimulante.

Roda de leitura

A roda de leitura é um momento especial que desperta a curiosidade e o interesse das crianças por diferentes temas. 

É uma oportunidade para explorar contos, fábulas e outros conteúdos infantis e criar atividades como adaptá-los de maneira criativa com recortes, colagens, desenhos e pinturas. 

Varal de letras

O varal de letras é uma atividade simples que auxilia na compreensão do alfabeto. As crianças podem interagir com as letras, observando suas formas e acompanhando com os dedos. 

Criar um varal utilizando papel, tesoura e linha é uma maneira eficaz de ensinar as letras e seus sons. Uma ideia interessante é apresentar frases e pedir para que as crianças relacionem as palavras com as letras expostas no varal, fortalecendo ainda mais o aprendizado.

Cenário da alfabetização e letramento na era digital: como acompanhar essa evolução?

A alfabetização e letramento na educação infantil precisa acompanhar a evolução tecnológica, considerando, principalmente, que as novas gerações já nascem em um meio totalmente tecnológico. 

Por isso, duas dicas são essenciais aos professores de educação infantil:

1. Integre a tecnologia na educação

Utilize recursos tecnológicos, como aplicativos educacionais, softwares interativos e plataformas online, para complementar as atividades de alfabetização e letramento. Isso inclui jogos educativos, aplicativos de leitura, e-books e ferramentas de escrita colaborativa.

2. Aposte em multiletramentos

Reconheça a diversidade de formas de comunicação na era digital, que vai além da linguagem escrita tradicional. 

Incentive a exploração de diferentes mídias, como vídeos, áudio, imagens e ensine as crianças a compreender e produzir conteúdo em diversos formatos (dentro de seu potencial, já que estamos falando de educação infantil).

Você tem alguma dica legal que pode ser inserida aqui? Conte nos comentários!

Quer falar com um consultor educacional? CLIQUE AQUI