Qual o objetivo do Atendimento Educacional Especializado e o papel do professor mediador?

Você sabe exatamente o que é AEE e qual o objetivo do Atendimento Educacional Especializado?

Parecem perguntas simples, no entanto às vezes o conceito não é bem compreendido, assim como o papel dos professores de AEE, como é o acompanhamento que eles fazem a alunos com necessidades educativas especiais e os recursos pedagógicos utilizados.

Por isso, precisamos falar sobre o assunto, conhecer o impacto do Atendimento Educacional Especializado para a inclusão escolar, sua importância e um panorama sobre como funciona no sistema de ensino. 

Acompanhe o artigo!

O que é AEE?

A sigla AEE se refere a “Atendimento Educacional Especializado”. Trata-se de um conjunto de serviços, recursos e estratégias pedagógicas que ajudam com o acesso, o acompanhamento e a permanência de alunos com deficiência, Transtornos Globais Do Desenvolvimento (TGD)  e altas habilidades/superdotação na educação básica.

O AEE é um direito assegurado por lei e regulamentado pelo Decreto n° 7611/2011, e que deve ser oferecido de forma complementar ao ensino regular, de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. 

Ele pode incluir atividades como adaptação de materiais didáticos, uso de tecnologias assistivas, acompanhamento por profissionais de apoio, entre outros recursos que visem garantir a inclusão e o aprendizado desses estudantes.

Qual o objetivo do Atendimento Educacional Especializado?

O objetivo do Atendimento Educacional Especializado, de forma geral, é facilitar o processo de inclusão escolar. No entanto, para alcançar isso, há alguns pontos específicos.

O decreto que o regulamenta aponta quatro principais objetivos:

I – prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes.

II – garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.

III – fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem.

IV – assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.

Esses quatro objetivos resultam em:

  • garantia de que alunos com deficiência, Transtornos Globais Do Desenvolvimento e altas habilidades/superdotação tenham acesso a um ensino de qualidade e inclusivo na escola regular;
  • suporte e recursos pedagógicos adicionais que atendam às necessidades educacionais específicas desses alunos, garantindo assim sua participação e aprendizado no ambiente escolar; 
  • ajuda na a promover a inclusão social, contribuindo para que eles desenvolvam habilidades sociais e emocionais que os permitam conviver de forma plena e satisfatória com seus colegas e com a sociedade em geral. 

Quem é o público-alvo do AEE?

Além de conhecer o objetivo do Atendimento Educacional Especializado, é preciso compreender a quem ele é direcionado. 

Normalmente, quando se pensa sobre o que é AEE, se entende que esse tipo de atendimento é direcionado a alunos com deficiência, mas não é somente esse público-alvo do AEE. 

Conheça abaixo quem tem necessidades educacionais especiais e precisa de profissionais de AEE para seu melhor desenvolvimento na escola.

Têm direito ao AEE, alunos com:

  • deficiência física: têm coordenação e mobilidade limitadas, muitas vezes com a fala também afetada;
  • deficiência intelectual: possuem dificuldade de raciocínio e compreensão, e apresentam um conjunto de habilidades inteligência abaixo da média;
  • deficiência auditiva: aqueles com perda parcial ou total da audição;
  • deficiência visual: perda parcial ou total da visão;
  • deficiências múltiplas: a associações entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações, como deficiência intelectual e física;
  • TEA – Transtorno do Espectro Autista: a síndrome comportamental que afeta a capacidade de comunicação, socialização e comportamento;
  • altas habilidades ou superdotação: quem tem uma habilidade significativamente superior à da média da população em alguma das áreas do conhecimento.

Quais as funções do professor mediador na educação inclusiva?

O professor mediador, chamado de professor de apoio, é fundamental para garantir a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos com deficiência e outras necessidades educacionais especiais. 

Dentre as principais funções deste profissional, podemos destacar:

1. Identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos

O professor mediador deve identificar as características e necessidades de cada aluno para poder planejar as estratégias de ensino mais adequadas, assim como as metodologias certas.

2. Adaptação dos materiais e recursos pedagógicos

O professor de apoio é também responsável por adaptar os materiais e recursos pedagógicos para atender às necessidades dos alunos, de forma a garantir o acesso e a participação plena de todos no processo educativo.

3. Mediação e apoio ao processo de aprendizagem

Esse profissional é também responsável por mediar e auxiliar os alunos no processo de aprendizagem, seja por meio de intervenções pedagógicas específicas, seja por meio de apoio emocional e social.

4. Coordenação e trabalho em equipe

Também está entre as funções do professor de apoio atuar em conjunto com outros profissionais, como os professores da classe regular, para garantir a efetivação do processo de inclusão escolar e o sucesso acadêmico dos alunos.

5. Promoção da autonomia e independência dos alunos

O professor mediador deve incentivar e orientar os alunos para que desenvolvam habilidades de autonomia e independência, de forma a favorecer sua inclusão social e sua participação plena na sociedade.

A formação de professores e o papel do Atendimento Educacional Especializado para garantir a inclusão escolar

Um dos grandes desafios no cenário da inclusão escolar é ter cada vez mais professores qualificados para atuar no Atendimento Educacional Especializado. 

A formação de professores é um dos principais pilares para a promoção da inclusão escolar. É preciso que os futuros professores sejam capacitados para entender e lidar com as diferentes necessidades especiais dos alunos, bem como para adaptar suas práticas pedagógicas para atender a todos.

Já os professores que estão em atividade precisam de formação continuada, como cursos de pós-graduação, para aprimorar suas práticas pedagógicas e aprender novas estratégias para atender às necessidades da educação especial e inclusiva. 

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