Problemas de aprendizagem: como diagnosticar?

Os problemas de aprendizagem são condições que impactam em várias funções cognitivas ligadas ao processo de aprendizado. Além de prejudicarem a retenção e compreensão de informações, essas dificuldades podem causar desconfortos emocionais significativos para aqueles que enfrentam esses desafios.

Esses indivíduos podem, por exemplo, passar por situações de julgamentos, bullying, comentários cruéis e a falta de oportunidades profissionais. E essas experiências podem levar as pessoas com essas condições a duvidarem de seu próprio potencial em comparação aos outros. 

Em crianças e jovens em idade escolar, isso pode resultar em sentimentos de inferioridade, agravando ainda mais a relação deles com os estudos.

Por essa razão, psicólogos recomendam que pais e indivíduos que enfrentam dificuldades de aprendizagem procurem ajuda profissional o mais rápido possível. É por isso que profissionais como professores, pedagogos e psicólogos devem estar muito preparados para auxiliar esse público. 

Hoje vamos falar um pouco sobre isso, e também sobre como diagnosticar problemas de aprendizagem

O que são problemas de aprendizagem?

Problemas de aprendizagem são condições que impactam a capacidade do indivíduo para adquirir conhecimento. Eles podem se manifestar como dificuldades em ler e interpretar conteúdos escritos, realizar cálculos, reter novas informações e manter a concentração em atividades, entre outros desafios.

Esses déficits geralmente se tornam evidentes na infância, pois é nessa fase da vida que as funções cognitivas relacionadas ao estudo são frequentemente exercitadas. Pais e professores podem observar um padrão incomum na relação da criança com os estudos, como desinteresse ou aversão à escola.

Quando essas condições de aprendizagem não são identificadas na infância ou adolescência, podem ter um impacto negativo na vida adulta. 

A gravidade dos problemas de aprendizagem pode variar ao longo do desenvolvimento. Por exemplo, as dificuldades podem ser intensas na infância e suavizar na vida adulta, ou vice-versa. Essas mudanças podem ser influenciadas por condições médicas, fatores genéticos ou ambientais.

Por isso que intervenções precoces são altamente recomendadas. Além de reduzirem o sofrimento emocional ao longo da vida, essas intervenções ajudam a aliviar os sintomas das condições de aprendizagem e a melhorar as funções cognitivas.

Quantos problemas de aprendizagem existem e quais são?

Existem vários transtornos de aprendizagem que podem acometer as pessoas. Conheça a seguir os sete principais.

1. Dislexia

Dificuldade em ler e compreender conteúdos escritos, incluindo problemas na identificação de letras, símbolos gráficos e fonemas, bem como na interpretação do conteúdo lido.

2. Disgrafia

Dificuldade na escrita, incluindo erros frequentes de ortografia e acentuação, troca de sílabas ou letras de lugar devido à dificuldade em identificá-las corretamente.

3. Discalculia

Dificuldade em fazer cálculos, incluindo a incapacidade de reconhecer a utilidade de números em operações matemáticas simples e interpretar problemas matemáticos comuns.

4. Dislalia

Dificuldade na fala devido a distinções nos órgãos fonadores, sendo comum em crianças com autismo, relacionada a essa desordem neurológica.

5. Disortografia

Dificuldade grave na escrita correta de palavras, muitas vezes acompanhada de falta de interesse em estudar ou superar dificuldades de escrita.

6. Transtorno de Déficit de Atenção (TDA)

Dificuldade de concentração, manifestada por inquietação moderada, sensação recorrente de tédio, apatia e fadiga frequente, afetando áreas não relacionadas à aprendizagem.

7. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Semelhante ao TDA, mas com níveis mais altos de inquietação e dificuldade em prestar atenção, tornando o processo de aprendizado desafiador.

Transtornos do neurodesenvolvimento e problemas de aprendizagem: qual a relação?

Enquanto os problemas de aprendizagem impactam na dificuldade de adquirir conhecimentos, os transtornos do neurodesenvolvimento afetam a percepção, memória, linguagem, atenção e interação social. 

A relação existente entre eles é que condições que afetam a aquisição de conhecimentos também estão no leque dos transtornos, como o TDAH e os distúrbios de aprendizagem. 

São considerados transtornos do neurodesenvolvimento, além dos distúrbios ou problemas de aprendizagem:

TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

O TDAH é um transtorno que impacta as habilidades motoras e a atenção, podendo também gerar problemas emocionais. 

Geralmente, seus sintomas tornam-se mais evidentes durante a fase escolar, embora possam ser percebidos antes disso. Indivíduos com TDAH enfrentam dificuldades em manter a atenção e foco em atividades, além de terem pouco controle corporal. 

Isso se manifesta em inquietação, dificuldade em esperar ou permanecer parado, podendo levar a impulsividade e desafios emocionais.

TEA — Transtorno do Espectro Autista

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta principalmente a comunicação e a interação social. Seus sintomas podem ser identificados precocemente, nos primeiros anos de vida da criança. 

Indivíduos com TEA podem apresentar atrasos no desenvolvimento da linguagem, havendo prejuízos significativos na comunicação, tanto verbal quanto não verbal. Além disso, eles têm dificuldade em compreender códigos sociais, como gestos específicos, olhares e regras. 

Características comuns do TEA incluem interesses focados e restritos em objetos ou temas, bem como comportamentos repetitivos, movimentos estereotipados e alterações sensoriais.

Deficiência Intelectual

A Deficiência Intelectual (DI) é considerada um transtorno do desenvolvimento, podendo ter origem genética ou resultar de distúrbios neurológicos que interferem no desenvolvimento cerebral. Os sintomas da DI surgem geralmente na pré-escola e o diagnóstico é realizado por médicos especializados através de testes. 

O principal sintoma é um desempenho intelectual significativamente abaixo da média, limitando habilidades adaptativas, como memória, leitura, escrita, matemática e interação social. O grau de DI varia de leve a profundo, exigindo suporte constante.

Síndrome de Rett

A Síndrome de Rett é um transtorno do desenvolvimento raro, quase exclusivo em meninas. Curiosamente, o desenvolvimento é afetado após um período inicial normal. 

Seus principais sintomas incluem dificuldades na interação social, fala comprometida e movimentos repetitivos das mãos. A síndrome pode levar ao desenvolvimento de deficiência intelectual grave, convulsões, mobilidade reduzida e atrasos no crescimento. 

Como diagnosticar problemas de aprendizagem?

Diagnosticar problemas de aprendizagem envolve um processo complexo e multidisciplinar que requer a cooperação de profissionais qualificados. 

Aqui estão algumas etapas típicas no diagnóstico de problemas de aprendizagem:

  • observação: professores, pais e cuidadores podem observar o comportamento e o desempenho da criança em diferentes situações, tanto em casa quanto na escola;
  • avaliação inicial na escola: professores podem realizar avaliações formais e informais para identificar dificuldades na sala de aula;
  • avaliação psicopedagógica: um psicopedagogo pode conduzir uma avaliação detalhada para identificar dificuldades específicas e padrões de aprendizagem da criança;
  • avaliação neuropsicológica: um neuropsicólogo pode realizar testes para avaliar as funções cognitivas, como memória, atenção e habilidades linguísticas;
  • relatório diagnóstico: com base nas avaliações, os profissionais podem elaborar um relatório diagnóstico detalhado, que descreve as dificuldades da criança e fornece recomendações para apoio educacional.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os distúrbios ou problemas de aprendizagem, parte dos transtornos de neurodesenvolvimento, é hora de saber que pode se tornar uma referência nesse cenário. 

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