Licença para capacitação do servidor público: oportunidade para professores ganharem mais

A licença para capacitação do servidor público é uma oportunidade de aprimoramento profissional e desenvolvimento pessoal — e isso inclui a carreira de professor. 

Para quem não sabe como ganhar mais sendo professor, é também uma possibilidade de ter um aumento salarial, uma vez que pode ser usada para progressão de carreira e mudança de nível no quadro do magistério. 

Muito além disso, para os professores, essa licença representa mais do que simplesmente uma pausa nas atividades rotineiras. É uma chance de expandir seus conhecimentos, habilidades e competências, refletindo diretamente na qualidade do ensino oferecido. 

Por isso, queremos explorar como a licença para capacitação do servidor público pode se tornar um meio para os professores ganharem mais do que apenas salários incrementados, mas também reconhecimento, crescimento profissional e satisfação pessoal.

Continue a leitura!

Licença para capacitação do servidor público: benefício ajuda a crescer na carreira

A licença para capacitação do servidor público é um benefício que ajuda significativamente no crescimento na carreira. 

Essa licença permite que os servidores se afastem de suas funções habituais por um período determinado para se dedicarem a atividades de capacitação, como cursos, treinamentos e especializações.

Ao investir tempo e esforço em seu desenvolvimento profissional, os servidores públicos podem adquirir novas habilidades, conhecimentos e competências que são essenciais para avançar em suas carreiras. Isso não apenas beneficia o próprio servidor, mas também contribui para uma Administração Pública mais eficiente e qualificada.

Além disso, a licença para capacitação demonstra o comprometimento do servidor com o aprimoramento contínuo e com o serviço público de qualidade. 

Isso inclui os profissionais da educação, que quanto mais se aprimoram, mais conseguem oferecer um melhor desempenho em sua função, elevando o nível da qualidade da educação no ensino público.

Isso nos leva a outro ponto: como ganhar mais sendo professor? Veja a seguir!

Como ganhar mais sendo professor concursado?

Embora muitos não acreditem que é possível crescer e ter uma carreira de sucesso como servidor público, o professor, assim como demais servidores, pode conseguir sua progressão na carreira por meio da licença capacitação. 

Existem várias maneiras pelas quais um professor concursado pode ter um aumento salarial

Titulação acadêmica

Obter títulos acadêmicos adicionais pode resultar em aumentos salariais devido à progressão na carreira ou ao pagamento de gratificações por titulação.

Cursos de capacitação

A realização de cursos de capacitação relevantes para a área de atuação do professor pode ser reconhecida pela instituição de ensino, resultando em aumentos salariais ou bonificações.

Tempo de serviço

Em algumas instituições, o tempo de serviço pode ser um fator para aumentos salariais ou benefícios adicionais ao longo do tempo.

Busca por promoções

Candidatar-se a cargos de liderança dentro da instituição, como coordenador pedagógico ou diretor, pode resultar em uma remuneração mais alta. Nesses casos, inclusive, uma pós-graduação é imprescindível para a especialização de professores a fim de que avancem na carreira. 

Pós-graduação ou curso de capacitação: qual escolher para licença capacitação?

A progressão de carreira de professor é chamada de progressão funcional e tanto pós-graduações quanto cursos de capacitação são indicados para esse processo. 

A diferença é que enquanto os cursos de capacitação são indicados para aperfeiçoamento e atualização de habilidades e competências, as pós especializam professores em competências em áreas específicas, ou seja, os habilita como especialistas. 

Outra diferença básica é que a licença capacitação tem bem definidas suas diretrizes, enquanto a especialização, embora prevista na Lei 8.112, precisa ser um acordo entre a instituição e o servidor. Isso porque para a licença capacitação está previsto o afastamento do servidor por até três meses, e para uma especialização não há um período de afastamento previsto. 

Outra coisa importante é que em qualquer um dos casos, o profissional deverá consultar seu departamento de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas para pegar certinho as informações e verificar se a capacitação ou especialização que precisa fazer está de acordo com o que a instituição precisa. Essa informação faz parte do Plano de Desenvolvimento de Pessoas das instituições públicas. 

Se bem que isso já não é mais um problema, visto que atualmente é possível fazer uma pós-graduação totalmente online e de acordo com a disponibilidade de horário do aluno.  

Importante saber!

Sempre lembramos sobre as legislações que regem a educação em cada estado e município. Cada uma tem suas especificidades, regras e orientações sobre a progressão de carreira de professores, assim como sobre aumentos salariais, benefícios etc. 

A regra é sempre seguir o Plano de Carreira do Magistério, o Plano de Desenvolvimento e Pessoas das instituições e acionar o setor de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas sempre que tiver dúvidas. 

Para finalizar, saiba que quando precisar tanto de cursos de capacitação quanto de pós-graduações, pode contar conosco. Visite nosso site e conheça as diversas opções que disponibilizamos!

Quer falar com um consultor educacional? CLIQUE AQUI