Comportamento infantil: como as variações implicam no desenvolvimento e aprendizagem da criança

O comportamento infantil é uma das principais preocupações dos pais e educadores, uma vez que está diretamente relacionado ao desenvolvimento e aprendizagem da criança. 

Por isso, as variações no comportamento da criança precisam ser compreendidas e acompanhadas por profissionais da educação infantil e da psicologia voltada à área educacional. 

Algumas mudanças afetam diretamente os resultados escolares e podem comprometer significativamente o desenvolvimento de crianças e adolescentes, inclusive, até sua vida adulta. 

Por isso, vamos apresentar as principais variações do comportamento infantil e mostrar como a neuropsicologia e a aprendizagem estão relacionadas para ajudar crianças a superar problemas no rendimento escolar. Continue a leitura! 

O comportamento infantil e suas variações

Há algumas alterações de comportamento que são um pouco difíceis de diagnosticar, como os transtornos do comportamento disruptivo. 

Esses comportamentos são difíceis de identificar porque parecem, em muitos casos, com variações comportamentais típicas da idade. 

Entre os transtornos de comportamento, dois são bastante comuns: 

1. Distúrbio de Déficit de Atenção e Hiperatividade (DDAH)

Os principais sintomas de DDAH envolvem hiperatividade, desatenção e impulsividade. Esses sintomas podem se manifestar de forma isolada ou combinados entre si.

Eles influenciam as funções cognitivas, reduzem a capacidade de interação social e prejudicam o rendimento escolar.

O comportamento de alunos com DDAH podem apresentar:

  • agressividade;
  • ansiedade excessiva;
  • temperamento indeciso;
  • dificuldade de interação social;
  • temperamento exaustivo e muito teimoso, dentre outros.

Após uma avaliação e identificação do problema, o tratamento pode exigir o uso de medicamentos, assim como pode ser guiado por meio de:

  • atividades lúdicas integradas;
  • psicoterapia comportamental;
  • intervenções educacionais.

Os resultados do tratamento são mais rápidos quando há a integração das diversas modalidades terapêuticas.

2. Transtorno de Oposição Desafiadora (TOD)

O TOD é caracterizado por um padrão de conduta desafiadora, negativa e, muitas vezes, até hostil. Geralmente esse comportamento é dirigido a pessoas que têm determinada autoridade na vida da criança, como pais e professores.

Entre os sinais mais evidentes desse problema destacam-se:

  • não aceitam obedecer regras;
  • dificuldade em desenvolver habilidades sociais;
  • culpar os outros pelos seus próprios erros;
  • desafiar os adultos ou pessoas mais velhas.

O tratamento pode ter o uso ocasional de medicamentos para a redução da irritabilidade, paralelamente à psicoterapia, inclusive, com pais ou responsáveis, já que o distúrbio está diretamente ligado a relações familiares. 

Outros casos de variações de comportamento

As variações de comportamento infantil também podem estar relacionadas a lesões cerebrais. Inclusive, ao sinal de mudanças comportamentais repentinas, professores e profissionais da equipe multidisciplinar, como o neuropsicólogo, devem explorar todas as opções em avaliações, inclusive a avaliação médica.

As causas aparentes para mudanças de comportamento como agressividade, depressão ou queda no rendimento escolar são, geralmente:

  • problemas familiares;
  • tempo excessivo no celular, computador, videogame ou televisão;
  • alterações nos padrões de sono;
  • problemas escolares. 

Caso as variações comportamentais não estejam relacionadas a isso, é preciso investigar mais a fundo, e isso significa buscar ajuda médica. 

Entenda a relação entre neuropsicologia e aprendizagem e seu papel na educação

A neuropsicologia é um campo de estudo que busca compreender a relação entre o cérebro e o comportamento humano.

Quando se trata de aprendizagem, a neuropsicologia se torna especialmente relevante, uma vez que é capaz de investigar os processos cerebrais envolvidos no aprendizado e desenvolvimento cognitivo.

Essa compreensão é fundamental para o desenvolvimento de estratégias efetivas de ensino e aprendizagem, uma vez que as mudanças comportamentais afetam diretamente o processo de aprendizagem das crianças.

Como a neuropsicologia pode ajudar com as variações de comportamento infantil

A neuropsicologia pode ser útil para entender e lidar com as variações de comportamento infantil de diversas maneiras, tais como:

  • Por meio da avaliação neuropsicológica, uma das principais formas é por meio da avaliação neuropsicológica, que pode identificar dificuldades específicas em áreas como atenção, memória, linguagem, habilidades sociais e emocionais, entre outras; 
  • Com base nos resultados da avaliação neuropsicológica, que torna possível desenvolver um plano de intervenção individualizado para ajudar a criança a superar essas dificuldades, com intervenções terapêuticas como:
    • terapia ocupacional;
    • fonoaudiologia;
    • psicoterapia ou treinamento cognitivo-comportamental.

Além disso, a neuropsicologia também pode ajudar os pais e professores a entender melhor o comportamento da criança e a adaptar o ambiente e as rotinas para atender às necessidades individuais dela. 

Como adaptar o ensino às diferentes necessidades das crianças

Cada criança tem suas particularidades e formas únicas de aprender, e cabe aos educadores criar estratégias que permitam que todas elas possam participar ativamente do processo de ensino e aprendizagem.

Uma das formas de adaptar o ensino é por meio da diversificação de metodologias e recursos. Utilizar diferentes técnicas, materiais didáticos e atividades pode ajudar a engajar os alunos e proporcionar um aprendizado mais significativo e estimulante.

É importante que os educadores conheçam as necessidades e habilidades de cada aluno para que possam criar atividades e intervenções que atendam às suas demandas específicas. 

No entanto, nem sempre o aprendizado acontece, e muitas vezes não se trata apenas da forma de aprender, mas sim, de algum outro problema que talvez seja difícil para o professor identificar, como os transtornos que dificultam o aprendizado. A percepção de algum problema se dá, nesses casos, pelas mudanças no comportamento da criança.

Por isso que se deve entender a relação entre neuropsicologia e aprendizagem, além de como essa ciência pode ajudar a identificar esses transtornos. 

A partir do trabalho de um neuropsicólogo e reconhecimento do problema, o profissional consegue determinar a melhor forma de a criança lidar com seus problemas de comportamento e pensamento. 

Assim, com as informações resultantes da avaliação neuropsicológica, os professores conseguem adaptar as metodologias e recursos pedagógicos e acompanhar o desenvolvimento cognitivo do aluno, bem como se o comportamento normaliza. 

Como vimos anteriormente, atividades lúdicas integradas, psicoterapia comportamental e intervenções educacionais são essenciais para ajudar a normalizar o comportamento infantil.

Este tema é bastante complexo e há muito o que abordar sobre ele, assim como estudar sobre ele — fazer uma especialização em neuropsicologia e educação infantil, por exemplo. 

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