5 intervenções ABA para TEA como estratégias de ensino inclusivas em ambientes escolares

As intervenções ABA para TEA são os recursos que professores de Atendimento Educacional Especializado, pedagogos, psicopedagogos e outros profissionais utilizam para ajudar no aprendizado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão escolar desses alunos. 

ABA e autismo são dois conceitos interligados, pois as intervenções terapêuticas da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) são abordagens amplamente reconhecidas e utilizadas no tratamento de crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A ABA reconhece que cada indivíduo é único e requer uma abordagem personalizada para obter os melhores resultados. Cada plano de intervenção é adaptado às necessidades únicas de cada pessoa com autismo, levando em consideração suas habilidades, interesses e desafios específicos. 

Que tal saber mais sobre o tema? Continue a leitura!

O que é terapia ABA?

A Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) é um tipo de intervenção terapêutica baseada nos princípios da ciência do comportamento. Ela é amplamente utilizada no tratamento de crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros distúrbios do desenvolvimento.

A terapia se concentra em compreender como o ambiente influencia o comportamento das pessoas e busca promover mudanças positivas por meio da aplicação de estratégias cientificamente embasadas. 

O objetivo é aumentar comportamentos adaptativos e funcionais, enquanto reduz comportamentos problemáticos ou desafiadores.

5 principais intervenções com ABA para TEA 

Conheça cinco exemplos de intervenções ABA para TEA:

1. Ensino de habilidades sociais

As crianças com TEA podem ter dificuldades em interagir socialmente e em compreender as sutilezas das interações sociais. 

Esta intervenção ABA pode incluir o ensino de habilidades sociais específicas, como fazer contato visual, iniciar uma conversa, compartilhar brinquedos, interpretar emoções faciais e participar de jogos em grupo. 

O ensino acontece por meio de estratégias estruturadas, modelagem, prática e reforço positivo.

2. Comunicação funcional

Muitas pessoas com TEA enfrentam desafios na comunicação verbal e não verbal. A intervenção ABA pode ajudar a desenvolver a comunicação funcional, que envolve ensinar a criança a expressar suas necessidades, desejos e emoções de forma adequada e eficaz. 

Isso pode incluir o uso de sistemas de comunicação alternativa e aumentativa, como quadros de comunicação, dispositivos de comunicação ou sinais básicos de linguagem de sinais.

3. Redução de comportamentos problemáticos

Alguns indivíduos com TEA podem exibir comportamentos problemáticos, como agressão, autolesão, estereotipias repetitivas ou birras intensas. 

Esta é a intervenção que pode ajudar a identificar as causas desses comportamentos e desenvolver estratégias para reduzi-los. 

Isso pode envolver o uso de técnicas de extinção, reforçamento diferencial de outros comportamentos, ensino de habilidades alternativas de comunicação ou modificação do ambiente para reduzir antecedentes desencadeadores.

4. Ensino acadêmico

Apesar de a atenção maior se concentrar nos comprometimentos clássicos do transtorno relacionados à comunicação, interação social e comportamentos, há alunos com TEA que apresentam autismo de alto funcionamento ou Síndrome de Asperger, cujas habilidades cognitivas e de linguagem não são tão comprometidas. Dessa forma, suas necessidades educacionais são mais amplas, englobando habilidades de leitura, escrita e matemática. 

Nesses casos, esta intervenção ABA pode ser usada para ensinar essas habilidades de maneira estruturada e individualizada, com a quebra das tarefas em etapas menores, uso de reforçadores positivos e prática sistemática. 

5. Treinamento de autonomia e habilidades de vida diária

O desenvolvimento de habilidades de autonomia e de vida diária é essencial para a independência de pessoas com TEA. 

A intervenção ABA pode incluir o ensino de habilidades como se vestir, escovar os dentes, usar o banheiro, preparar refeições simples e outras tarefas básicas do cotidiano. Essas habilidades são ensinadas de forma estruturada e gradual, com a repetição, modelagem e reforço positivo.

É importante destacar que as intervenções ABA são altamente individualizadas e adaptadas às necessidades específicas de cada pessoa com TEA. Um profissional qualificado em ABA pode realizar uma avaliação abrangente e desenvolver um plano de intervenção personalizado para atender às necessidades da criança ou indivíduo com TEA.

ABA e autismo: estratégias de ensino inclusivas em ambientes escolares

As estratégias de ensino baseadas em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) são amplamente utilizadas para promover a aprendizagem e o desenvolvimento de indivíduos com diversos desafios e necessidades educacionais. 

Aqui estão algumas das principais estratégias de ensino utilizadas na abordagem em  ABA e autismo:

  • Ensino discreto: o ensino discreto é uma estratégia que consiste em quebrar habilidades complexas em passos menores e ensinar cada passo de forma clara e objetiva. A estratégia envolve apresentação de estímulos, instruções claras, respostas corretas reforçadas e correção de erros, por meio da aquisição de habilidades específicas;
  • Reforçamento positivo: é uma estratégia que consiste em oferecer recompensas ou incentivos quando o aluno exibe comportamentos desejados. Esses reforçadores podem incluir elogios verbais, adesivos, pequenos presentes ou pausas para atividades preferidas;
  • Ensino incidental: a técnica envolve a oportunidade de ensinar habilidades durante situações cotidianas e naturais. Os professores aproveitam os momentos de interação e atividades diárias para ensinar novas habilidades ou reforçar as já aprendidas;
  • Generalização: a generalização é um aspecto importante na ABA, pois visa garantir que as habilidades aprendidas sejam transferidas e aplicadas em diferentes contextos e situações. A estratégia ajuda a garantir que o aluno possa usar as habilidades em diferentes configurações e não apenas na situação de ensino original.

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